Fique a vontade para acessar meus textos acadêmicos na íntegra. É só clicar nos títulos.
Esse são alguns artigos acadêmicos e resenhas desenvolvidos por mim dentro da discussão da teoria moderna e contemporânea de Ciência Política na Faculdade UnYLeYa.
(Peço apenas que cite a fonte, caso venha a utilizar o conteúdo).
TEXTOS
Este trabalho investiga a atuação política dos parlamentares integrantes das bancadas evangélicas no Congresso Nacional. Essas bancadas foram buscar no fundamentalismo religioso a base ideológica para a defesa de uma agenda conservadora que coloca em risco o princípio do Estado laico, com grave ameaça aos direitos e garantias dos cidadãos…
A construção da Democracia participativa no Brasil
Ao longo da segunda metade do século XX, a estabilidade e previsibilidade das condições de vida e de trabalho da era fordista-taylorista e do Estado de Bem Estar Social, deram lugar à instabilidade, fragmentação, precariedade e flexibilidade nas relações de trabalho, à volatilidade, à segregação urbana e confrontos entre tradições culturais, étnicas e religiosas. Ao mesmo tempo, com enfraquecimento do Estado-Nação e o fortalecimento do poder mundial do mercado financeiro e de instâncias supranacionais, no contexto a que denominamos de globalização, novas tensões foram sendo produzidas entre capitalismo e democracia…
Este estudo tem por objetivo estudar a formação política do eleitorado brasileiro a partir do pensamento e da obra de Oliveira Vianna e de Raymundo Faoro. Como ponto de partida, faremos uma releitura sobre a formação do Estado Brasileiro na visão desses autores para, em um segundo momento, focar na formação propriamente do eleitorado desde as suas origens no período imperial. De onde surge esse eleitorado? Esse eleitorado é reflexo da formação peculiar do Estado Brasileiro? Os processos eleitorais exercem uma função democrática? Pretendemos responder essas e outras questões, buscando convergências e divergências nas contribuições teóricas desses dois autores…
Os mecanismos internos e externos de controle da corrupção e o fortalecimento da Democracia
Pode não parecer muito explícitas, mas são muito estreitas as relações entre democracia e gestão pública. Ou o fortalecimento da democracia e a transparência da gestão pública. Pode não parecer explícitas aquelas relações, se ficarmos com o conceito já ultrapassado de democracia reduzido ao direito de voto, como muito tempo se entendeu, de acordo com o liberalismo clássico. Chegamos até a votarmos em um candidato e, depois de algum tempo, já esquecemos em quem votamos. Um entendimento mais lato de democracia nos leva a fazer necessariamente outras considerações sumamente importantes para a nossa cidadania…
Pensamento politico no Brasil – a releitura a partir de Oliveira Vianna e Raymundo Faoro
Este trabalho tem como objetivo discutir o pensamento político brasileiro nas perspectivas de Oliveira
Vianna e Raymundo Faoro, em “Instituições Políticas Brasileiras”, e “Os Donos do Poder”,
respectivamente. A partir da discussão sobre o Estado, a discussão se direciona a uma análise da
conjuntura política no período descrito, dando ênfase ao processo eleitoral. Por fim, este trabalho se
encerra com uma breve comparação acerca dos fatos que foram impostos, procurando aproximar os
dois pensadores…
Pierre Bourdieu: vida, obra e teoria
Pierre Bourdieu é considerado um dos maiores sociólogos de língua francesa das últimas décadas, sendo um dos mais importantes pensadores do século XX. Sua produção intelectual, desde a década de 1960, estende-se por uma extensa gama de temas. Embora nosso contemporâneo, é tão respeitado quanto um pensador clássico. Crítico mordaz dos mecanismos de reprodução das desigualdades sociais, Bourdieu construiu um importante referencial teórico no campo das ciências humanas…
Por que o estado Brasileiro jamais chegou a ser uma Burocracia?
Para respondermos a esta indagação, devemos nos reportar aos tipos ideais de dominação ou autoridade com as categorias formuladas por Max Weber (1864-1920) em sua obra Ensaios de Sociologia (1982) e fazer uma releitura da obra de Raymundo Faoro (1925-2003), Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro (1998), para melhor compreendermos a formação social e política do Brasil. Weber fala em três tipos de dominação, dentre eles o racional-legal que nos interessa mais de perto, já que esse dependerá de um quadro administrativo burocrático. Faoro formula a categoria de Estado patrimonialista, herança das monarquias absolutistas, onde não havia distinção entre os limites dos bens públicos e dos bens privados (“O Estado sou eu”), em outras palavras, não havia distinção entre o que pertencia ao Estado e o que pertencia aos detentores do poder…
A temática da formação do Estado Nacional Brasileiro sempre foi submetida ao longo de décadas a uma enorme variedade de teorias e sistemas de explicação que propiciaram elucidar esse controvertido momento do surgimento de nossas instituições políticas. Deste modo, este artigo busca demonstrar como alguns pesquisadores, herdeiros da tradição sociológica de Max Weber, lidaram com tal desafio, trazendo à luz algumas questões postas por Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Oliveira Vianna…
Na teoria dos três poderes formulada por Montesquieu no seu célebre O Espírito das Leis, cabe ao Legislativo fazer as leis. Mas com a evolução das teorias acerca do processo legislativo, especialmente quanto à tramitação das leis, nem sempre a iniciativa de propor-las cabe ao Legislativo. Aliás, com a tendência à hipertrofia do Poder Executivo nas democracias ocidentais, quase nunca a iniciativa de se propor as leis cabe ao Legislativo, principalmente no nível municipal…
Sustentabilidade econômica do arcabouço de políticas sociais brasileiras
Durante os governos Lula-Dilma, expandiram-se como nunca os programas de transferência de renda resultando, sem dúvida, na redução da desigualdade econômica e social como nunca se tinha visto no Brasil. Dados oficiais e de entidades insuspeitas demonstram isso. Se de um lado, esses programas alavancaram o crescimento do consumo das famílias pobres e de baixa renda, por outro lado os serviços públicos, de responsabilidade do Estado, não se qualificaram para atender às novas demandas de segmentos em ascensão. A partir dessa contradição significativa, vamos discutir neste trabalho a sustentabilidade econômica das políticas sociais daquele período…
Uma resenha critica: As constituições militares de 1967 e 1969
O golpe civil-militar de 31 de março de 1964 promoveu nos anos seguintes diversas mudanças no cenário político brasileiro. Em um primeiro momento, os novos detentores do poder priorizavam a contenção dos grupos de oposição por meio dos Atos Institucionais, Atos Complementares e decretos-leis que ignoravam totalmente as diretrizes estabelecidas pela Constituição de 1946. Além disso, os novos governantes buscaram empreender ações que dessem uma feição democrática ao governo militar…