Que bom você ter se interessado por nossas propostas para o Meio Ambiente!
Nossas propostas para o Meio Ambiente visam melhorar a eficácia da proteção, preservação e recuperação ambiental com especial atenção às mudanças climáticas, água, arborização urbana, resíduos sólidos, agronomia sustentável e segurança alimentar. São pautadas pelos pilares da sustentabilidade – meio-ambiente, economia, social, ética, estética, política e cultura.
Nossas preocupações principais são: garantir que a utilização dos recursos naturais não comprometa a qualidade ambiental; criar oportunidades de geração e melhor distribuição de renda e acesso aos bens da cidade; garantir dignidade e participação efetiva e organizada da população nos processos de planejamento, execução e fiscalização das ações e projetos do poder público, promovendo a cidadania ativa; por fim, promover, preservar e divulgar a história, tradições e valores regionais, acompanhando suas transformações.
IMPORTANTE: se você tiver sugestões e desejar colaborar com nossas propostas para a cidade, fique a vontade para nos contatar e participar!
(O grupo de pessoas que formará nosso Conselho de Mandato, já se reúne há alguns meses e elaborou, junto comigo, este e outros documentos que publicaremos em breve. Aqui, partimos das demandas históricas do movimento Ambiental, as ações das Ongs e ativistas do setor e dos conteúdos gerados nos debates promovidos pelo grupo Ribeirão Agora no primeiro semestre deste ano)
Os pontos fundamentais de nossa proposta coletiva para o Meio Ambiente:
Fiscalizar o cumprimento do Código Municipal de Meio Ambiente em sua totalidade
Além do Código em si, também manter atenção nos Planos Setoriais e exigir a elaboração dos Planos Estratégicos que garantem a aplicação da Lei e das políticas públicas. Nessa linha, articular a sociedade, realizar audiências públicas e lutar pela implantação da Política Municipal de Educação Ambiental que foi elaborada por meio de um processo participativo.
Implantar a agenda 2030 e a renaturalização da área urbana
Realizar comissões de estudo e audiências públicas para articular os três poderes e a sociedade civil em torno da implantação da Agenda 2030 que indica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para promover vida digna para todos. Nesta linha, fazer emendas às leis orçamentárias para aumentar o orçamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para investimento em programas de renaturalização da área urbana.
Enfrentar as mudanças climáticas melhorando a mobilidade urbana
Muitas das causas das mudanças climáticas estão na forma como nos movemos pela cidade. Lutaremos por um transporte coletivo eficiente, de qualidade, com protocolos sanitários permanentes e atrativo para que o usuário possa optar por deixar o carro ou moto em casa e utilizar o ônibus, minimizando os problemas gerados pelo transito e pela emissão de gases de efeito estufa. Nessa mesma linha, já é nossa bandeira a implantação de ciclovias seguras e de qualidade, seja para lazer ou para o dia-a-dia.
Reavivar o Horto municipal, por mais árvores e mais abelhas
Lutar pelo Horto Municipal como produtor de mudas para arborização urbana, formação de pasto apícola e jardins de mel. Com isso, estimular o aumento dos índices de arborização urbana e a produção de mel de abelhas e de abelhas sem ferrão, gerando saúde e bem-estar à população e também ampliação de renda dos produtores da agricultura familiar.
Exigir do Executivo Municipal a elaboração e implantação de um programa de capacitação em apicultura e meliponicultura para os produtores da agricultura familiar, estimulando, assim, a produção de mel, inclusive, para fornecimento à merenda escolar.
Debater, discutir e encaminhar propostas de estímulo ao aumento dos índices de arborização urbana, inclusive, cobrando da prefeitura a elaboração e ampliação de programas de arborização urbana.
Proteger pequenos produtores e garantir boa alimentação à população escolar
Articular universidades, sistema S, associações, cooperativas e organizações para propor e cobrar da prefeitura a implantação de uma política agroecológica e de apoio logístico aos pequenos produtores e agricultores familiares/camponeses para fornecimento de alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, para a população e, em especial, para a merenda escolar.
Cuidar para que o lixo possa se tornar ativo econômico
Articular a sociedade para a implantação justa de mais cooperativas sociais de separação e comercialização de resíduos recicláveis criando mais oportunidades de trabalho e renda para os catadores, incluindo neste processo a formação dos catadores em gestão de cooperativas.
Incentivar a aproximação das relações entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação
Debater com a sociedade e exigir da elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA), dentre outras ações complementares da Secretaria Municipal de Educação.
Promover a Cidadania Ativa
Promover oportunidades de formação política do cidadão e da cidadã para empoderar e estimular as pessoas a ocuparem os espaços de participação social para discussão de políticas públicas, como os Conselhos municipais, por exemplo. Requerer investimento em campanhas educativas, com a dotação orçamentária para publicidade de utilidade pública.
___________________
Agora, é seguirmos juntos, sem medo do desafio!
Nossa base é esta. Democrática, participativa e transparente, desde o início.
Agora, é com você. Com seu apoio, divulgação e voto, poderemos conquistar este espaço e marcar o início da mudança de um sistema político com o qual, você e eu, todos nós aqui neste Conselho, não concordamos.
Para vereador, Professor Lages | 40.111
___________________
Conheça melhor o candidato
Biografia | Atuação no Legislativo
Mantenha contato
Grupo privado para debates no Facebook | Grupo informativo no Whatsapp
Propostas e compromissos
Cultura | Causa Animal | Educação | Juventude | Meio Ambiente | Saúde + Assistência | Serviço Público |
Entenda o diferencial desta candidatura