No último sábado, 7 de março de 2020, das 14h às 17h no Memorial da Classe Operária – UGT Ribeirão Preto, o grupo Ribeirão Agora realizou seu primeiro evento de debates propositivos sobre Ribeirão Preto, o Educação Agora. O evento recebeu 172 inscrições, entre profissionais da educação e interessados.
Foi um encontro aberto para reconhecer e debater coletivamente os desafios da educação pública de qualidade e para todos na cidade. Segundo os organizadores, a ideia da ação que deve se desdobrar em novos eventos (Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Mobilidade urbana, já estão previstos) é “ultrapassar o lugar comum da desesperança e consolidar caminhos e soluções, a curto prazo, para situação no município”. O grupo Ribeirão Agora é um movimento suprapartidário que pretende interferir positivamente nas políticas públicas de Ribeirão Preto, a partir da promoção da participação e da construção coletiva de análises e propostas de ação.
Com um formato próximo ao de uma conferência, o evento foi aberto pelo professor José Marcelino (USP), que apresentou os pilares da educação pública e de qualidade para todos. Depois, os participantes se reuniram em rodas de conversa sobre quatro temas específicos, que contaram com provocadores de ideias:
Gestão educacional democrática (grêmios, conselhos e APMs), provocada por Leonardo Sacramento;
Escola, religião e estado laico, por Marcelo Goulart;
A importância de implantação do Plano Municipal de educação, por Adriana Gentil.
Os resultados de cada encontro serão reunidos em um documento único, que por sua vez, será publicado e encaminhado para autoridades, imprensa e veiculado nas redes do grupo (www.facebook.com/ribeiraoagora). O intuito é que o conteúdo sensibilize a sociedade e a classe política, causando mudanças imediatas e impactando positivamente plataformas e planos de governo futuros.
A equipe do blog O Calçadão esteve presente e fez a matéria que você pode acessar no vídeo que abre esta matéria.